5 dicas para fazer o descarte correto de resíduos
Você faz o descarte correto dos seus resíduos na sua casa?
Na cidade de São Paulo são coletados cerca de 12 mil toneladas de resíduos domiciliares por dia. No entanto, boa parte desse lixo ainda não é descartado corretamente.
Entre 2018 e 2019, a Associação Campos Elíseos +gentil recebeu 220 alertas de solicitações de varrição devido ao descarte incorreto de lixo.
A prefeitura possui um programa de Coleta Seletiva para promover a reciclagem de papel, plástico, vidro e metais. Após serem recolhidos, esses resíduos são encaminhados para as centrais de triagem, onde serão separados e comercializados pelas cooperativas.
Mas para que o lixo possa ser reciclado, é fundamental que todos façam o descarte corretamente.
Se você ainda tem dúvidas de como fazer o descarte correto de materiais recicláveis em sua casa, veja abaixo as cinco dicas que a Associação Campos Elíseos +gentil preparou para você:
1. Compre certo
A responsabilidade com o meio ambiente começa na prateleira do supermercado e não apenas na hora de descartar o lixo. Prefira embalagens que possam ser reaproveitadas e descartadas de forma mais fácil.
2. Reutilize o que for possível
Tente reutilizar os materiais no seu dia a dia. Recipientes de vidro podem ser utilizados para armazenar outras coisas ou utilizados para decoração
3. Separe os resíduos
Para o descarte de materiais recicláveis adequadamente, é necessário que eles estejam limpos e separados dos resíduos orgânicos. Caso contrário, isso pode infectar esses materiais e dificultar o processo de reciclagem nas empresas.
Os itens recicláveis e não-recicláveis devem ser descartados em coletores separados.
4. Armazene adequadamente
Além de separar os materiais recicláveis é preciso armazená-los de forma adequada até a coleta desses itens. Tudo começa com a lavagem de recipientes como garrafas, latas e outras embalagens.
A sujeira deve ser removida com água corrente e sabão, se necessário. O objetivo é manter os materiais limpos e secos, de modo que não atraiam bichos e doenças.
Procure colocar cada tipo de material em um coletor.
5. Envie à coleta seletiva
A prefeitura possui um programa de Coleta Seletiva para promover a reciclagem de papel, plástico, vidro e metais. Em Campos Elíseos, os dias de coleta são: quartas – feiras a partir das 07h30 e quintas-feiras 07h40.
Para saber os horários de coleta de cada rua de Campos Elíseos acesse: criar um link dos horários da coleta seletiva que direcione para dentro do mapa de atuação da Associação.
Quais materiais podem ser enviados à coleta seletiva para ser reciclado?
Não pode: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, papéis metalizados, grampos, esponjas de aço, pilhas, cerâmicas e acrílico.
Pode: garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes, brinquedos, caixas de leite e suco, latinhas, jornais, revistas, papelão e vidros
Obs: no caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes